segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

GOVERNO DO RN, ANDA NA CONTRA MÃO DO CERTO E FECHA PRESÍDIO PROVISÓRIO QUE RESSOCIALIZAVA PRESOS


 

Governo do RN segue na contra mão do que diz e fecha Presídio Provisório que ressocializava presos e praticava ações sociais em Patu e região, o CDP de Patu foi fechado no último dia 09 de janeiro do corrente ano, causando um impacto negativo para o próprio Governador Robinson Faria, já que o novo CDP foi construído sem qualquer investimento do Governo do Estado, na verdade, o apoio veio do Poder Judiciário, através da destinação de recursos oriundos de penas pecuniárias aplicadas em processos julgados na Comarca local, bem como da sociedade civil organizada, especialmente dos comerciantes e de advogados de Patu e região, até a mão-de-obra ficou por conta dos apenados, barateando a construção.
  
Foto: Maquete do Prédio
O Governo do RN, fechou uma unidade prisional moderna, segura e bem aparelhada, com capacidade para até 100 detentos, onde era cultivado uma horta que tinha o nome de "Horta Solidária" ressocializar para crescer e uma parte da  produção era doada para pessoas carentes  e instituições filantrópicas, além da horta os detentos criavam galinhas caipiras e estavam iniciando a criação de peixes (tilápias), somando a tudo isso ainda tinha o artesanato e a biblioteca. Obs: Todos os apenados que estavam sendo ressocializados passavam por cursos de capacitação em parceria com o SENAR e o sindicato dos produtores Rurais de Patu.

Resultado de imagem para contra mão

O Governo do RN, prega uma coisa e faz outra, o núcleo de Reintegração Social do RN diz que tem como missão colaborar para a recuperação social do preso com vistas a melhorar sua condição de vida, através da elevação do nível de sanidade física, moral, educacional, além da capacitação profissional e encaminhamento para oportunidades de trabalho remunerado.
Resultado de imagem para fala uma coisa e é outra

Mesmo após a rebelião, penitenciária continua com pavilhões superlotados (Foto: G1/RN)
Mesmo após a rebelião, penitenciária continua com pavilhões superlotados (Foto: G1/RN)
“As pessoas estão relatando que existe um sistema de tortura, de spray de pimenta, de bala de borracha, de privação alimentar, de privação à água. Eu vejo Alcaçuz como um grande problema. Eu tenho medo”

Palavras de Juliana Melo
Doutora em Antropologia e Professora da UFRN, em entrevista ao G1/RN, sobre o maior presídio do RN.

 Após as reformas realizadas em Alcaçuz, os presos voltaram a ficar atrás das grades (Foto: Anderson Barbosa/G1) 
Após as reformas realizadas em Alcaçuz, os presos voltaram a ficar atrás das grades (Foto: Anderson Barbosa/G1)

“Ali é um barril de pólvora prestes a estourar novamente. Humanamente, é impossível viver ali naquele contexto de superlotação, de insultos morais que os presos estão sendo vítimas"


Palavras de Juliana Melo
Doutora em Antropologia e Professora da UFRN , em entrevista ao G1/RN, sobre o maior presídio do RN.

 Resultado de imagem para FECHADO PARA REFORMA
O Governo do RN vem usando de muitas desculpas para fecharem os CDP`s (Unidades Prisionais), uma hora é que não tinham estrutura para funcionar e iriam fazer reformas outra hora é que estava na programação e assim o Governo Robinson Faria, vem fechando CDP`s e transferindo os presos para  presídios que já estão superlotados.

Os Centros de Detenção Provisória do Rio Grande do Norte foram criados entre os anos de 2008 e 2009, após a Justiça determinar que os presos não ficassem mais nas delegacias da Polícia Civil.

Os Centros de Detenção Provisória são peças fundamentais no sistema prisional do Rio Grande do Norte, pois eles ajudam a amenizar a superlotação nos presídios.

GOVERNO FECHOU O CDP DE PATU E A POPULAÇÃO QUER SABER O MOTIVO

 Resultado de imagem para NOVO CDP PATU

 Resultado de imagem para e agora ?
Imagem ilustrativa
O CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE PATU, PASSOU POR REFORMA, AMPLIAÇÃO E FOI REINAUGURADO EM AGOSTO DE 2017, O CDP TEVE SUAS PAREDES REFORÇADAS, GANHOU CÂMERAS DE MONITORAMENTO 24 Hs, SALA DE TRIAGEM, SALA PARA ADVOGADO, CARTÓRIO, GALPÃO MULTIUSO (RESSOCIALIZAÇÃO), NOVAS CELAS, COZINHA E ALOJAMENTO PARA OS AGENTES PENITENCIÁRIOS, NOVA ENTRADA COM MURO ALTO E RECAPEAMENTO ASFÁLTICO, TUDO ISSO TEVE UM CUSTO QUE PASSOU DOS R$ 350.000,00 E NÃO VEIO DO GOVERNO DO ESTADO, A OBRA FOI CUSTEADA PELA  POPULAÇÃO, POR EMPRESÁRIOS, PELO JUDICIÁRIO E POR ADVOGADOS DE PATU E REGIÃO.

JÁ QUE O GOVERNO NÃO FEZ SUA PARTE (REFORMA E AMPLIAÇÃO DO CDP DE PATU), NÓS FIZEMOS E AGORA O SEU GOVERNO FECHOU, PARA ONDE VAI O NOSSO INVESTIMENTO GOVERNADOR ROBINSON FARIA?

 Resultado de imagem para PARA ONDE VAI ?


Rota Turismo RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).