sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Videomonitoramento gera 770 multas em trinta dias em Natal


A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) registrou 770 multas no primeiro mês de fiscalização por meio das câmeras de monitoramento. O número corresponde a 9,3% do total de 8.200 infrações aplicadas por agentes de trânsito no mesmo período – de 10 de setembro a 10 de outubro. O diretor de fiscalização da STTU, Rogério Leite, é enfático ao classificar este dado como “excelente”. A justificativa é que, com 400 mil carros circulando diariamente na capital potiguar, o número de multas é “muito pouco”.

As principais violações aplicadas pelo videomonitoramento foram de veículos estacionados sobre a calçada (300) e frente a garagens (214). Os números contrariam o medo gerado entre os motoristas da cidade de que as câmeras invadiriam o interior dos carros para se tornar uma “indústria da multa” ao flagrar o uso do celular e a ausência do cinto de segurança. Estas duas infrações registraram quatro e 16 multas, respectivamente – o que representa 2,5% das 770. Outras que chamaram a atenção da secretaria no primeiro mês de fiscalização foram: o retorno em local proibido (71) e veículos parados sobre a faixa de pedestre (26).

Nestes dados, o que preocupa o diretor de fiscalização da STTU é o fato da principal infração interferir diretamente nas pessoas que sofrem problemas de locomoção – como paraplégicos e idosos. “Um carro estacionado sobre o passeio (calçada) força o idoso ou quem usa cadeira de rodas a ir para a rua, onde ele está mais exposto aos carros. Isso aumenta o risco na vida dessas pessoas”, declara. Já a segunda violação mais registrada tem grande potencial para gerar transtornos em determinada área, segundo diz. “Se um veículo está estacionado sobre uma garagem de veículos de carga, por exemplo, é um grande problema na hora em que o caminhão for sair ou entrar”.

Via Blog do Gilberto Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).