sábado, 22 de abril de 2017

São Januário 90 anos: palco de glórias da Seleção

Seleção Brasileira treinou em São Januário durante a preparação para a Copa das Confederações de 2013. Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Se tem uma coisa de que o vascaíno se orgulha é o seu estádio. O complexo de São Januário, como é popularmente conhecido o Estádio Vasco da Gama, completa 90 anos nesta sexta-feira, 21 de abril. Com uma das histórias mais bonitas de criação de clubes do Brasil, o torcedor cruzmaltino tem participação direta na construção do patrimônio. A Colina Histórica foi viabilizada através do esforço de associados e adeptos comuns da instituição. O site da CBF recorda e destrincha mais um motivo de orgulho para o Vasco e sua "imensa torcida bem feliz": São Januário já foi a casa da Seleção Brasileira.

Fundado em 1927, muito antes do Maracanã, o estádio do Vasco já foi um dos principais palcos de futebol da América do Sul. Desta forma, do fim dos anos 1920 até a inauguração do Maior do Mundo, em 1950, a Canarinho mandou seus jogos no estádio da Rua General Almério de Moura, no bairro do Rio de Janeiro que leva o nome do clube. Na Colina Histórica, a Seleção Brasileira viveu dias de glórias. O auge foi a final da Copa América de 1949, quando a equipe derrotou o Paraguai por 7 a 0 e conquistou o título.

No total, são 22 partidas da Seleção Brasileira em São Januário, com 18 vitórias, um empate e apenas três derrotas. Dentre as goleadas, uma de destaque é o 6 a 2 na Argentina, em 20 de dezembro de 1945, pela Copa Roca. Este é o triunfo com maior diferença de gols da Canarinho sobre a Alviceleste.

Após os anos 1950, a Seleção atuou em São Januário em mais duas oportunidades. Foram dois amistosos. Em julho de 1989, a equipe bateu o Japão por 1 a 0 e, quatro anos depois, no mesmo mês, a Canarinho recebeu o Paraguai e também saiu com a vitória, pelo placar de 2 a 0.

Mesmo sem jogar, o Estádio Vasco da Gama voltou a receber a Seleção Brasileira no ano de 2013. Na preparação para a Copa das Confederações, disputada em território nacional, a equipe treinou na Colina Histórica. Como de costume, o palco cruzmaltino deu sorte ao time Canarinho, que conquistou o título da competição.

A CBF parabeniza o Vasco pela bela História e agradece por receber tão bem a Seleção Brasileira em São Januário.


*CBF / Via Nosso Paraná RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).