sexta-feira, 31 de julho de 2015

Polícia Civil desarticula associação criminosa que agia na região do Trairi

Foto: O Câmera
A Operação “Anjos Caídos”, coordenada pela Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Natal, desarticulou uma associação criminosa que agia no tráfico de drogas, assaltos e homicídios em cidades como Santa Cruz e Tangará, na manhã desta quinta-feira (30). Foram presos, em cumprimento a mandados de prisão, três mulheres, 12 homens e apreendido um adolescente. Também foram cumpridos 15 mandados de prisão contra criminosos do grupo que já estão detidos em unidades prisionais e cumpridos mandados de busca e apreensão nos locais onde estavam os suspeitos.

A ação da Polícia Civil também contou com o trabalho de policiais civis de várias delegacias da capital e do interior do Estado, do Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança e DefesaSocial (Seded). A Operação teve o apoio do helicóptero Potiguar 1 da Sesed e da Delegacia Móvel. Durante a Operação, a Polícia Civil conseguiu apreender seis armas, dois quilos de droga (sendo 1,5 kg de maconha e porções de crack e cocaína).

As investigações revelaram que integrantes da associação criminosa, que já estavam presos, mandavam ordens de dentro do presídio para a execução de crimes que vinham acontecendo nas cidades da região do Trairi. O grupo praticou nos últimos meses crimes como assaltos a comércios e homicídios. “Acreditamos que com a desarticulação desta organização criminosa e a prisão destes integrantes na data de hoje, nós iremos elucidar a autoria de vários assassinatos que vinham acontecendo na região”, destacou o delegado da Denarc, Cláudio Henrique.


Fonte: 190/RN / Via Blog 

Por falta de pagamento, empresa deixa de distribuir leite na região Oeste do RN

Emater explicou que o pagamento da empresa foi retido porque a mesma vem descumprindo regras do Instituto.

A empresa Laticínio Dois Irmãos, uma das fornecedoras do Programa do Leite do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater-RN), emitiu nota de esclarecimento informando que o fornecimento de leite será suspenso em 11 municípios da Região Oeste Potiguar, a partir desta sexta-feira (31).
Na nota, a empresa atribui a suspensão à falta de pagamento dos serviços prestados em 7 quinzenas.
Em contato com a EMATER/RN, o coordenador do Programa do Leite, Francisco Flávio, explicou que o pagamento a empresa está retido porque, a mesma vem descumprindo regras do Instituto.
“Então, já foi conversado com a empresa sobre isso, a empresa está ciente da situação, e esperamos que ela se adeque as regras. Por isso, até então, os pagamentos estão retidos”, explica.
Segue a nota na íntegra:
O Sócio Administrador na pessoa de GUTO GRÁCIO DIÓGENES FREITAS CHAVES da empresa Laticínio Dois Irmãos Ltda. ME, situada em São Francisco do Oeste, comunica que haverá uma nova suspensão do fornecimento do leite do Programa do Leite do RN nos 11 municípios postos ( São Francisco do Oeste, Itaú, Portalegre, Taboleiro Grande, João Dias, Viçosa, José da Penha, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes) por parte da Usina a partir do dia (31/07/2015) sexta feira.“CASO A SITUAÇÃO NÃO SEJA RESOLVIDA ATÉ A PRESENTE DATA”.
[A suspensão ocorrerá] devido ao acúmulo de não pagamento por parte da Emater-RN, responsável direta pela parte financeira do Programa, de sete 7 quinzenas aos pequenos Produtores Rurais fornecedores do Leite a Usina e a Usina, são elas: 2 quinzena de Abril, 1 quinzena de Maio, 2 quinzena de Maio, 1 quinzena de Junho, 2 quinzena de Junho, 1 quinzena de Julho e a encerrar se a 2 quinzena de Julho.
O não pagamento deveu-se a uma determinação por parte do S.r. Cesar Oliveira, Diretor da Emater, quando o mesmo reduziu a cota de litros diários da Usina em mais da metade desde a primeira quinzena de fevereiro/2015.
Pensando nos prejuízos à empresa, pois não há a mínima condição de funcionamento da Usina, tendo em vista a alta de custos como combustíveis, energia, salário e até mesmo o valor do litro de leite pago ao produtor, na maioria das vezes a Usina paga um valor com uma diferença a mais do que o governo paga, em função da defasagem do valor praticado pelo governo e principalmente na falta da chegada do produto as mãos do beneficiário, pois trata se de pessoas realmente de muita carência e que na maioria das vezes só tem esse alimento como única fonte de nutrição, a usina resolveu informar a população desses 11 ( onze ) municípios em que entrega que até o momento continua a fornecer a cota cheia diária, sem a redução imposta pelo s.r. César da Emater RN, e que fique bem claro que conforme a redução imposta por ele tem cidades como Portalegre, que hoje conta com 750 beneficiários atendidos, com a redução cairá para 300, Marcelino Vieira também cairá pela metade, Itaú cerca de 60% de redução, que totaliza um valor de 1200 litros a menos, ou seja, diariamente, 1200 pessoas ficarão sem receber o seu litro de leite.
O S.r. Cesar tem como fundamento para tomar essa decisão apenas que não existem beneficiários Cadastrados no Sistema Via Computador, mais que contradiz se quando menciona números superiores a beneficiários aptos a receberem o produto!
Ora, que culpa temos nós, Laticínios e muito menos os beneficiários se há anos não vem sendo feito o cadastramento como o S.r. César deseja, vem sendo feito sim, manualmente, em que as pessoas que fazem parte das comissões são verdadeiros heróis em indo substituindo quem já saiu da faixa de beneficiários dando vagas a novos beneficiários como há muito tempo se faz desde governos de Garibaldi, Wilma, Iberê e Rosalba.
As empresas possuem grandes compromissos assumidos com Instituições Financeiras que não perdoam juros e são inadiáveis é uma medida dessa representa ou dizima por completo uma empresa de pequeno porte e desestrutura o homem do campo que fornece com o intuito de pelo menos receber em dia pois tem compromissos com feira em mercadinhos, e ainda precisa comprar ração para alimentar ou suplementar o alimento do rebanho para mantê-los diante de uma estiagem prolongada como essa.
Vale salientar que essas faturas desde o mês de abril da empresa referida acima encontram se retidas por ordem do S.r. César, apenas as do Laticínio Dois Irmãos, segundo ele como sanção por desobediência à ordem imposta é dada por ele, enquanto que os demais laticínios encontram se praticamente em dia é a pratica antes só exercida sobre a nossa empresa, tomou uma proporção generalizada pois reduziu as cotas de todas as outras usinas, consequentemente diminuindo o número de beneficiários.
Ao meu ver, o S.r. César pretende mesmo aos poucos dizimar o programa, extinguir, e também falir por completo as empresas e tornar pelo menos os meus produtores verdadeiros devedores de mercadinhos e armazéns, aonde já não mais quase possuem credibilidade devido ao atraso e a sanção aplicada a nossa empresa.
Entende-se que as autoridades, prefeitos e a população em geral tomem pleno conhecimento dos atos do Diretor Geral da Emater RN para que se entenda o momento de tortura que estamos sendo submetidos. Acredita se em um Ser superior em que tudo pode, Deus, e só com a força dele conseguiremos vencer esses obstáculos e sairmos vitoriosos.
Entende-se também que Cadastramento e Recadastramento é um dever do Estado, no caso Emater RN, em uma força tarefa em caráter de urgência, e já que o Cadastro deve ser feito virtualmente por meio do uso de computadores, logicamente, que o Estado ou a Emater RN, designe equipes, e as dote da posse desses equipamentos que nunca existiram em poder de uma comissão de entrega é cadastramento do leite.
O que mais as comissões possuem, comprovadamente são cadastros antigos, de outras gestões, lápis e papel muitas vezes adquiridos com recursos próprios o que faz com que sejam chamados de verdadeiros heróis, pois fazem de tudo para beneficiar e alcançar o maior número de pessoas dentro dos parâmetros conhecidos por eles. Desde já, agradecemos e pedimos o empenho de todos na luta pela permanência e não pela falência do Programa do Leite do RN.
Fonte: Mossoró Hoje / Via Blog Messias Online

Concurso da Secretaria Estadual de Saúde do RN deve sair em 2016

Ainda não há data prevista para divulgação de edital. (Foto: Reprodução)
Ainda não há data prevista para divulgação de edital. (Foto: Reprodução)
Estudos preliminares já apontam uma necessidade de, pelo menos, 500 servidores, com ênfase para médicos em diversas especialidades, na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP/RN).
A realização do concurso público, aguardado desde meados de 2014, deve ficar para 2016. Acontece que, segundo responsáveis pelo setor de recursos humanos, após análise das condições orçamentárias, foi constatado que não havia possibilidade de iniciar o certame ainda em 2015. Porém, continua em pauta para entrar no orçamento do próximo ano.
No segundo semestre de 2014, o coordenador de recursos do órgão, Carlos Roberto Pinto Lopes, chegou a declarar que a necessidade de pessoal deve superar 500 servidores, com ênfase para os cargos de médico em diversas especialidades, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
No entanto, segundo o diretor de recursos humanos, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) impetrou uma ação civil pública em favor de candidatos remanescentes do último concurso público da secretaria, realizado em 2010. Desta forma, uma parte das necessidades já está sendo suprida por estes aprovados.
Ele explica que o órgão contou com um grande número de saída de servidores, em decorrência de falecimentos, aposentadorias e exonerações. Somente em 2013, o órgão registrou 144 exonerações.
“Depois que a secretaria implantou o ponto eletrônico, muita gente que não tinha vontade de trabalhar pediu para ser exonerada”, afirmou. O ponto eletrônico atualmente registra a frequência de aproximadamente 12 mil servidores, em 39 unidades de saúde.
Mesmo com o aproveitamento dos remanescentes do concurso de 2010, a realização de novo concurso é inevitável. Acontece que até meados deste ano, 707 servidores irão completar o tempo de serviço e poderão pedir aposentadorias. Destes, 97 são médicos e 300 auxiliares de saúde, que atuam como copeiros, cozinheiros, auxiliares administrativos e auxiliares de enfermagem.
Fonte: JC Concursos via Jornal Gazeta do Oeste / Via Blog Comunicador Efectivo

Brasil pode cair para 9ª maior economia do mundo

tumblr_ma6937tKF01r2wtdzo1_500A recessão e o real cada vez mais fraco podem levar o Brasil a perder dois postos no ranking das maiores economias do planeta em 2015. Levando-se em conta as estimativas mais pessimistas do mercado coletadas pelo Banco Central, o País poderá deixar o posto de sétima maior economia do mundo registrado em 2014 ao ser ultrapassado por Índia e Itália. Assim, o Brasil, que comemorou o título de sexta potência há apenas quatro anos, pode voltar casas no tabuleiro para terminar dezembro como a nona economia mundial.
Diante das apostas de recessão mais acentuada e com a desvalorização acumulada de mais de 20% do real em 2015, o tamanho da economia brasileira medido em dólares pode diminuir até 23% na comparação com o ano passado, revela levantamento feito pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) e estimativas do mercado coletadas pelo Banco Central na pesquisa Focus.
Via Blog do Robson Pires

Pesquisa mostra que confiança na política desaba em 2015

O nível de confiança dos brasileiros nas instituições políticas desabou neste ano, depois de ter ficado praticamente estável em 2014, segundo pesquisa Ibope divulgada nessa quinta-feira, 30. As maiores quedas do chamado Índice de Confiança Social se deram em relação à presidente da República e aos partidos políticos, seguidos de perto pelo Congresso Nacional.
O índice é medido desde 2009, sempre no mês de julho, e mede a confiança da população em 18 instituições e quatro grupos sociais.
Até 2012 não houve grandes variações nos números. Em julho de 2013, após a onda de manifestações de protesto nas maiores cidades do País, a confiança caiu em relação a todas as instituições – entre elas empresas, bancos, polícia e até igrejas.
Em 2015, porém, a queda foi seletiva: quase todas as instituições não ligadas ao mundo político mantiveram suas “notas” ou se recuperaram levemente, enquanto governo, partidos e parlamentares ampliaram seu desgaste.
A confiança na presidente, por exemplo, caiu pela metade desde 2014: era de 44, em uma escala de zero a 100, e passou para 22. Em 2010, último ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o índice estava em 69 – mais do que o triplo do valor atual.
A segunda maior queda afetou os partidos – seu índice de confiança passou de 30 para 17 entre 2014 e 2015. O que não mudou foi sua posição no ranking: desde 2009, as agremiações partidárias aparecem sempre na última posição entre as 18 instituições pesquisadas.
A terceira maior queda foi a do Congresso Nacional, cujo índice passou de 35 para 22. Isso coloca os parlamentares na penúltima posição do ranking de 2015, em situação de empate com a presidente.

Saúde

Fora do universo político, a única perda significativa de confiança foi registrada pelo sistema público de saúde (queda de 42 para 34). Já as escolas públicas se mantiveram estáveis (56 em 2014 e 57 em 2015).
Segundo o Ibope, há “muita confiança” em uma instituição quando seu índice é superior a 66. Entre 34 e 66 há “alguma confiança”, e “quase nenhuma confiança” quando o índice é inferior a 33. Estão nessa última situação todas as instituições políticas do País.
A pesquisa revelou desgaste significativo dos prefeitos, muitos dos quais buscarão a reeleição no ano que vem. O índice de confiança da categoria caiu de 42 para 33. Em relação a 2011, ano anterior ao das eleições municipais de 2012, a redução é ainda maior: 19 pontos.
O primeiro colocado no ranking de confiança de 2015 foi o Corpo de Bombeiros, instituição que até melhorou seu índice em relação ao ano passado, de 73 para 81. Em seguida aparecem igrejas (71), Forças Armadas (63) e meios de comunicação (59).
A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 22 de julho, em 142 municípios de todas as regiões do País. Foram ouvidas 2.002 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Da Agência Estado via Política em Foco / Via Blog Comunicador Efectivo

Aneel confirma que bandeira tarifária de energia continuará vermelha em agosto

Alex Régis
Com a bandeira vermelha, consumidor pagar R$ 5,50 a mais a cada 100 kWh
Com a bandeira vermelha, consumidor pagar R$ 5,50 a mais a cada 100 kWh


Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira, 31, que a bandeira tarifária de agosto continuará vermelha para todo o País. Desde quando começou a vigorar, em janeiro deste ano, o regime de bandeiras permanece no patamar que gera maior cobrança adicional nas contas de luz, refletindo o alto custo da geração de eletricidade.

Quando a bandeira é vermelha, os consumidores pagam R$ 5,50 a mais para cada 100 kilowatts-hora (kWh) utilizados. No caso da bandeira amarela, essa taxa sobre as tarifas é de R$ 2,50 a cada 100 kWh consumidos. Já na bandeira verde, acionada nos meses mais favoráveis à geração de eletricidade, não há cobrança adicional nas contas de luz. As bandeiras só não valem para os Estados de Roraima e Amapá, que ainda não estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Apesar da melhora no regime de chuvas e da diminuição da demanda prevista de consumo de eletricidade no País, o diretor geral da Aneel, Romeu Rufino, havia adiantado na última terça-feira que a bandeira tarifária de agosto deveria continuar vermelha "Apesar de as chuvas terem melhorado e de haver uma sinalização de redução na carga prevista até o fim do ano, a bandeira tarifária continuará vermelha. Mas estamos vendo um cenário positivo à frente e o preço da energia no curto prazo (PLD) tem sido decrescente", avaliou Rufino.

E essa cobrança pode ficar ainda maior a partir de 2017. Para tentar solucionar o problema do déficit na geração de energia hidrelétrica - o chamado risco hidrológico (GSF) -, o governo propôs esta semana aos agentes produtores de eletricidade transferir o risco dessa falta de energia dos geradores para os consumidores finais, por meio das bandeiras tarifárias. Em contrapartida, haveria um desconto nos preços de geração.

Da Tribuna do Norte / Via Blog Comunicador Efectivo

Pesquisas mostram avanço de suicídio entre policiais brasileiros

suicidio
Pesquisas acadêmicas apresentadas no 9º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Rio, jogaram luz sobre um tema ignorado nas estatísticas oficiais de violência: o suicídio de policiais militares, civis e federais brasileiros.
Encarregados de salvar e proteger cidadãos, policiais pensam na própria morte como saída para uma rotina marcada pelo alto estresse, pelo risco, pelo afastamento da família e pela convivência com o lado mais sombrio da vida – crime, tráfico, pedofilia e perdas constantes dos companheiros de trabalho.
Uma das pesquisas, realizada pelo Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), entrevistou 224 policiais militares do Rio de Janeiro. Deles, 22, ou seja, 10%, declararam ter tentado suicídio.
Pelo menos 50 disseram ter pensado em suicídio em algum momento da vida. Todos foram voluntários a participar da pesquisa. A pesquisa Suicídio e Risco Ocupacional na PM do Rio de Janeiro começou em 2011, como atividade de pós-doutorado da professora Dayse Miranda. Os números finais estão no prelo e foram repassados com exclusividade à BBC Brasil.

JUSTIÇA TIRA PENSÃO DE UNIVERSITÁRIO QUE NÃO SE DEDICAVA AOS ESTUDOS

por O Potiguar

Do Estadão – A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve decisão de primeira instância, em Florianópolis, e suspendeu a pensão alimentícia de um estudante de Direito cujo aproveitamento acadêmico ‘deixava a desejar, com reprovação na maioria das disciplinas’. O pai do universitário explicou nos autos que havia concordado em pagar pensão até o filho atingir 24 anos quando se imaginava que ele concluiria os estudos.
As informações foram divulgadas no site do TJ. No processo, o homem explicou que o estudante, aos 26 anos e com baixo rendimento acadêmico, não ofereceu sequer previsão de conclusão do curso. Em sua defesa, o filho alegou que em determinado momento teve de escolher entre comer ou estudar, pois o valor da pensão era insuficiente.
O pai disse, nos autos, que o valor ultrapassa o custeio das necessidades básicas do filho, já que serviu para pagar a faculdade particular e ainda garantir a compra de um veículo novo. A câmara entendeu que, se o filho estava com dificuldades financeiras, poderia se dedicar a um estágio remunerado, pois estuda em período noturno e o mercado é farto de ofertas de estágio para graduandos em Direito. Além de o estudante poder dispor de uma remuneração razoável, isso significaria o início de uma carreira profissional.
O desembargador Sebastião César Evangelista, relator da matéria, esclareceu que não pode haver uma prolongação indefinida do período de formação profissional, sob pena de ser interpretada como abuso por parte do alimentado.
“A prorrogação da pensão alimentícia ao filho que atingiu a maioridade é medida excepcional, justificável quando necessária à conclusão de sua formação profissional. Para configurar tal condição, não basta a mera matrícula em curso de graduação, mas o regular cumprimento das atividades acadêmicas, de modo a efetivamente preparar o jovem para o ingresso no mercado profissional”, concluiu Evangelista.

Envolvido na Operação Negociata se entrega em Martins e fica detido no CDP de Apodi

Alvo de mandado de prisão expedido pela Justiça como parte da operação Negociata, Josberto de Souza Oliveira se entregou na quinta-feira (30) e foi ouvido no mesmo dia pelos promotores de Justiça. O mandado de prisão de Josberto foi o único, dos seis expedidos, a não ser executado na quarta-feira (29), dia que foi deflagrada a operação Negociata. Segundo informações, ele se entregou e foi ouvido na cidade de Martins e vai ficar detido no Centro de Detenção Provisória em Patu.
A Operação, fruto da articulação do MPRN, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e do Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público (GARPP) com apoio da Polícia Civil destinou-se a desarticular associação de pessoas formada com o intuito de fraudar e desviar dinheiro através do Termo de Convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Umarizal e o Banco Gerador S.A, objetivando a concessão de empréstimos consignados e financiamentos aos servidores ativos e inativos. Além de Josberto de Souza Oliveira, também foram presos José Rogério De Souza Fonseca, Bruno Ewerton Bezerra Leal, Marinaldo Amâncio Da Silva Júnior, Abimael, Thiago Bezerra De Melo e Francisco Edivan de Oliveira.

Quadrilha tenta explodir cofre do Banco do Brasil em Pedro Avelino





Foto: Cedida / Redes Sociais

Da redação

Cerca de seis criminosos, fortemente armados, arrombaram durante a madrugada desta sexta-feira (31) o Banco do Brasil da cidade de Pedro Avelino, na região Central do Estado, e tentaram explodir o cofre-forte da agência.

A ação foi registrada pela Polícia Militar, por volta de 1h30 da manhã.

Segundo o cabo PM Batista, a quadrilha quebrou as portas de acesso da agência, explodiu caixas eletrônicos, tentou arrombar o cofre-forte com dinamites, mas nada foi roubado.

Os criminosos fugiram em um carro e duas motos, sendo uma roubada próximo à agência bancária.

Batista contou ao MOSSORÓ HOJE que toda a ação criminosa foi gravada pelo circuito interno de TV, e que as imagens serão usadas na investigação para identificar os responsáveis.

Fonte: Mossoró Hoje / Via Blog Atualidades

Advogada afirma que deixou Lava Jato por se sentir ameaçada

A advogada Beatriz Catta Preta durante entrevista à Rede Globo
Responsável por firmar nove acordos de delação premiada de réus da Operação Lava Jato, a advogada Beatriz Catta Preta disse ao “Jornal Nacional” que deixou o caso e decidiu abandonar a advocacia porque se sentiu ameaçada. “Depois de tudo que está acontecendo, e por zelar pela minha segurança e dos meus filhos, decidi encerrar minha carreira”, afirmou.
Segundo ela, a pressão aumentou após um de seus clientes, o lobista Júlio Camargo, mencionar em depoimento que pagou US$ 5 milhões em propina ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB­). A advogada também revelou que chegou a receber ameaças veladas. “Não recebi ameaças de morte, não recebi ameaças diretas, mas elas vêm de forma velada, elas vêm cifradas”.
Via Blog do Robson Pires

MALA É ACHADA COM DESTROÇOS QUE PODEM SER DE AVIÃO QUE SUMIU COM 239 A BORDO EM 2014

Via Blog Paulinho Barra Pesada

Após uma parte de um avião ser achada na Ilha da Reunião, em Madagascar, no Oceano Índico, levantando rumores de que ela possa fazer parte do voo MH370 da Malaysia Airlines que desapareceu em março de 2014, um pedaço de uma mala foi encontrado no mesmo local, segundo a imprensa local. Johnny Begue, integrante de uma associação de limpeza do litoral da Ilha da Reunião, foi quem encontrou o objeto na manhã desta quinta-feira (30) a cerca de dois...

Ministro do Turismo firma parceria para atrair investidores estrangeiros

 
Os ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, assinaram, em Brasília, um acordo de cooperação técnica com o objetivo de facilitar a troca de informações com investidores internacionais. O acordo com o MDlC prevê o compartilhamento de informações para ampliar investimentos, gerando oportunidades de negócios relacionados ao turismo no Brasil.

Para Henrique Eduardo Alves, o novo acordo está alinhado com a estratégia de inserir o turismo na pauta econômica do país. “O setor passa a ter uma rede de informações qualificadas, o que facilita a ampliação de investimentos no país”, afirmou o ministro. Alves ressaltou ainda que o Brasil tem um grande potencial para atrair investidores, especialmente devido à visibilidade conquistada com a Copa do Mundo e a Olimpíada.

Fonte: Robson Pires / Via Blog Serrinha de Fato

RN tem 676.066 veículos irregulares, afirma Detran

 
Em todo o Rio Grande do Norte, 62,89% dos automóveis que circulam nas rodovias estaduais e vias municipais apresentam atraso na taxa de licenciamento. Em números absolutos são 676.066 veículos irregulares. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran).

Em números totais, o relatório mostra que os cinco municípios com maior incidência de atraso na taxa de licenciamento são Natal (228.324); Mossoró (80.538); Parnamirim (54.252); Caicó (19.045); e Assú (12.686). O balancete mostra os dados com referência aos 167 cidades do RN e confirma que em todos há veículos trafegando com pendências na documentação obrigatória. No total, o Estado conta com mais de 1,07 milhão de automóveis registrados.

A Coordenadoria de Educação e Fiscalização do Detran alerta aos condutores que a condução de veículo com licenciamento em atraso é registrada como infração gravíssima com multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH, além de apreensão e remoção do veículo. A taxa de licenciamento, este ano, não sofreu qualquer reajuste e continua R$ 60, independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte automotor.

Artistas e entidades se mobilizam para doação de sangue em Mossoró!

Cantor Giannini Alencar organiza campanha
pelo Hemocentro.


30 de JULHO de 2015 - O mês de agosto será marcado por campanhas de mobilização em prol da doação de sangue em Mossoró. Nas redes sociais, diversos artistas têm convidado a população para participar de ato na praça Rodolfo Fernandes (Pax), sábado (1º), de manhã, quando vão realizar apresentações musicais e distribuir folhetos, além de doar sangue na unidade móvel do Hemocentro, à disposição até o meio-dia no local.

"Esta campanha foi abraçada por vários artistas que têm nos ajudado na organização e divulgação. Vamos fazer mobilização com música e fornecer informações sobre quem pode doar, como é feita a doação e quantas pessoas podem ser beneficiadas, tudo para que as pessoas percam o medo de doar e contribuam", explica o cantor organizador da mobilização, Giannini Alencar.

Além dos artistas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Mossoró, também realizará campanha de doação de sangue no próximo mês, durante a Semana do Advogado. A mobilização será realizada no dia 12 de agosto, das 8h às 16h, na sede do órgão e também contará com apoio da unidade móvel do Hemocentro.

NECESSIDADE

De acordo com informações do Hemocentro, o mês de julho apresentou queda brusca no volume de doações de sangue em relação ao mês de junho. A assistente social Erciran Targino conta que, em média, tem sido coletadas 20 bolsas de sangue por dia no Hemocentro. No entanto, ela afirma que o ideal é que fossem doadas 40 bolsas diariamente, ou 277 mensais.

"No mês de julho, fatores como o fato de muitas pessoas saírem de férias fez com que as doações caíssem. Esperamos aumentar o volume de doações em agosto com as parcerias que temos firmado com diferentes órgãos e pessoas. A contribuição de todos é muito importante", diz a assistente Social.

Quando os estoques do Hemocentro estão muito baixos, Erciran Targino conta que as equipes buscam sangue em outros bancos como os de Natal, Pau dos Ferros e Caicó, além de telefonarem para os doadores habituais. Outras estratégias são ainda a divulgação de campanhas de conscientização nas redes sociais e nos veículos de comunicação.


O Mossoroense / Via Blog Claudio Oliveira

Dilma reúne GOVERNADORES em busca de apoio no Congresso

dilma_abrC
Com o objetivo de propor um pacto pela governabilidade e pedir ajuda na aprovação de matérias que estarão em pauta no Congresso Nacional, a presidenta Dilma Rousseff reúne-se nesta quinta-feira (30), pela primeira vez em seu segundo mandato, com os governadores de todas as regiões do país. Com exceção do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), que será representado pela vice, Rose Modesto, os demais chefes dos Executivos estaduais e do Distrito Federal confirmaram presença no encontro.

Segundo a Agência Brasil, entre os temas que estarão em pauta na Sala Suprema do Palácio do Planalto, em Brasília, a reforma do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) terá importância especial, pois uma proposta sobre o tema em vias de ser votada pelos senadores, assim que retornarem do recesso na próxima semana. Além das medidas que pretende apresentar, Dilma quer ouvir as demandas dos governadores. O encontro está marcado para as 16h.
A presidenta deverá discutir as formas de recompensar os estados que terão perdas com a unificação do imposto, como a medida provisória assinada por ela neste mês criando dois fundos para este fim. Também no Senado está em discussão o projeto de lei que trata da repatriação de valores obtidos de forma ilícita no Brasil, que poderiam ser fonte de recursos para os fundos de compensação.
De acordo com o Palácio do Planalto, Dilma também deve tratar da relação entre os entes federados, de programas sociais do governo federal e da retomada de investimentos no país, após a implantação do ajuste fiscal. Assim como fez quando se reuniu com ministros de diferentes partidos na última segunda-feira (27), ela procurará convencer os governadores a obter apoio entre os congressistas para as principais votações do Congresso, evitando assim a chamada pauta-bomba.
Via Blog do Sidney Silva

Tribunal de Contas da União abre CONCURSO PÚBLICO com remuneração de R$ 28 mil

Foi publicado o edital oficial do Concurso Público que o Tribunal de Contas da União, está realizando com o objetivo de preencher uma vaga no cargo de Procurador do Ministério Público junto ao TCU, com remuneração de R$ 28.947,55.
Podem se inscrever profissionais que possuam diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e que tenham, no mínimo, três anos de atividade jurídica comprovada.
As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico da empresa organizadora www.cespe.unb.br, a partir das 10h do dia 30 de julho de 2015 até às 23h59 do dia 28 de agosto de 2015. Não esqueça de pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 280,00.
Sob organização da Cespe/UnB, este Concurso é composto de Provas Objetiva, Discursivas, Oral, Avaliação de Títulos, e Exame de Higidez Física e Mental. Todas as etapas e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizadas na cidade de Brasília – DF. A previsão é de que a primeira prova seja realizada no dia 4 de outubro de 2015.
Em nosso site é possível conferir o edital completo com o conteúdo programático exigido e adquirir as apostilas digitais para auxiliar no estudo, bem como assistir videoaulas e realizar simulados.
Via Blog do Sidney Silva

COM AJUDA DE HELICÓPTERO, POLÍCIA CIVIL FAZ OPERAÇÃO EM SANTA CRUZ, RN


Policiais civis do RN deram início, logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30), ao cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão na cidade de Santa Cruz no Trairi. A operação, denominada de ‘Anjos Caídos’, tem o objetivo de combater crimes de homicídio e o tráfico de drogas na região.

Segundo a própria Polícia Civil, membros de uma organização criminosa são os alvos da operação, que conta com uma delegacia móvel e o apoio do Potiguar 1, helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed).

(G1/RN). / Via Focoelho.com

Prefeito e vice-prefeita de Carnaubais serão empossados nesta sexta

Foto: Cedida/Alto de Notícias

Da redação

O prefeito Junior Benevides e a vice-prefeita Alzenir de Souza, eleitos no pleito suplementar em Carnaubais em julho deste ano, serão empossados nesta sexta-feira (31).
A sonelidade deve acontecer às 20h no Ginásio Poliesportivo Francisco Weldenny de Brito.
Nesta quinta-feira (30), os gestores receberam diploma do juiz eleitoral Henrique Baltazar, titular da 47ª Zona Eleitoral, de Pendências.
A solenidade contou com a presença da promotora eleitoral substituta Kaline Dantas, vereadores de Carnaubais e familiares.
Via Mossoró Hoje