quinta-feira, 30 de abril de 2015

Primeira rodada do Campeonato Brasileiro terá jogo às 11h de domingo

brasileiroDuas semanas após tomar posse na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero decidiu fazer uma experiência polêmica. A temporada de 2015 do Campeonato Brasileiro poderá ter jogos na hora do almoço de domingo, começando às 11 horas. A medida será testada na primeira rodada e pode valer para todo o torneio.
O primeiro jogo escolhido para começar às 11 horas será Grêmio x Ponte Preta, dia 10 de maio, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. A partida estava programada para começar às 18h30, também no domingo. “A ideia é que pelo menos uma partida de cada rodada seja realizada no domingo às 11 horas”, explicou a CBF, em nota.
Neste ano, durante o Paulistão, o Palmeiras fez dois jogos começando às 11h, com boa presença de público. No dia 15 de março, recebeu o XV de Piracicaba pela fase de classificação do Estadual, depois, pegou o Botafogo, também no Allianz Parque, no dia 12 de abril, pelas quartas de final. O Brasileirão de 2015 será a quinta edição do torneio com jogos às 21h de sábado. Na rodada de 6 de junho, entretanto, estão programados três partidas começando às 22h porque a seleção brasileira fará amistoso mais cedo.
Via Blog do Robson Pires

RN: posse de celulares cresce 46,2%

Ana Silva
Antônio, Rodrigo e Beatriz usam ao máximo os celulares. Em casa, não têm rádio, nem telefone fixo
Antônio, Rodrigo e Beatriz usam ao máximo os celulares. Em casa, não têm rádio, nem telefone fixo


A população do Rio Grande do Norte ficou em segundo lugar na posse de telefones celulares no Nordeste, perdendo apenas para o Sergipe. No RN, o crescimento foi de 46,2%. Por outro lado, o número de lares com telefonia fixa caiu 11%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio para Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD/TIC) realizada em 2013 e divulgada ontem pelo IBGE. Em 2013, o crescimento da utilização da internet aconteceu através de diversos equipamentos (microcomputador, telefone móvel celular, tablet e outros), estimando-se no RN que 40% dos domicílios que possuíam intenet a utilizaram especificamente através de computador. Por outro lado, 16,2% dos domicílios acessaram internet exclusivamente por telefone celular ou tablet.

A PNAD mostra que, no geral, os meios de comunicação tradicionais (televisão e rádio, por exemplo) tiveram uma menor expansão do que as novas tecnologias (computadores e celulares).  O número de casas com computadores ligados à internet cresceu 190,7% no período de 2008 a 2013. A televisão bem menos: 18,7%; e o rádio, 4,7%.

Essa nova realidade é  ilustrada pela vida dos estudantes Beatriz Varela e Rodrigo Silva, ambos com 16 anos de idade. Residentes na cidade de São Gonçalo do Amarante,  o casal de namorados possui dois celulares cada um. Cada um possui dois chips de operadoras diferentes.

Beatriz possui um celular com acesso à internet há dois anos. “Eu faço tudo com ele. Tipo: ouvir música, entrar na internet e tirar foto. Pesquisa eu faço mais no computador, porque no celular é mais ruim”, disse a adolescente que possui notebook conectado à internet em casa. Na residência dela, o rádio está em vias de extinção. “O meu vô tem rádio, mas eu não uso”, disse. Esse foi o veículo de comunicação que obteve o menor crescimento de penetração nos domicílios potiguares, apenas 4,7%. Na época da pesquisa, 70% dos lares possuíam o aparelho.

Na casa de Rodrigo Silva não tem rádio nem telefone fixo, único meio de comunicação que encolheu a presença no RN. “A gente já chegou a ficar conversando por whats app sendo que ele estava deitado no meu colo no sofá”, admite Beatriz, dando dimensão da presença de celulares no seu cotidiano.

Para o supervisor de Disseminação de Informações da unidade local do IBGE, Ivanilton Passos, essa mudança se deve à configuração de uma sociedade cada vez mais informacional e da evolução dos meios. “Como os países de primeiro mundo, estamos avançando muito nesse tipo de informação e comunicação. Os principais fatores são: a questão da renda e o nível de instrução e escolaridade”, disse. Ainda segundo o supervisor, a população entre dez anos e 39 anos é parcela em que as novas tecnologias fazem mais sucesso, mas ele não especificou em números.

A televisão continua como o principal veículo de comunicação no Brasil e no Rio Grande do Norte. O veículo que combina imagens e som abrange 97,2% dos domicílios potiguares. A pesquisa deste ano trouxe detalhes que não haviam sido abordados em 2008: TV por assinatura e sinal digital aberto. Conforme o IBGE, 78,9% dos domicílios não possuem TV por assinatura. Do casal de namorados, só Rodrigo possuía acesso a canais pagos. Em 2013, o sinal digital só havia chegado à ¼ dos lares norte-rio-grandenses.

Panorama no Nordeste


Ranking Nordeste em 2008

1º)     Sergipe    56,4%
2º)    Rio G. do Norte     49,8%
3º)    Pernambuco     47, 3%
4º)    Paraíba    45,3% 
5º)    Ceará    43,2%
6º)    Bahia    39,8%
7º)    Alagoas    36,6%
8º)    Piauí     32,5%
9º)    Maranhão    28%

Ranking Nordeste em 2013

1º)     Sergipe         75%
2º)     Rio G. do Norte      73,9%
3º)     Paraíba    73%
4º)     Pernambuco    70%
5º)     Bahia    67%
6º)     Ceará    64,5%
7º)     Alagoas    63,7
8º)     Piauí     62,6%
9º)     Maranhão    52,3%

Percentual de domicílios com banda larga móvel em 2013

1º)     Sergipe    74,4% 
2º)     Piauí     59,5%
3º)     Alagoas    53,5%
4º)     Maranhão    48,5 %
    Rio G. do Norte    48,5 %
5º)     Paraíba    46,5% 
6º)     Ceará    44,9%
7º)     Pernambuco    41,1%
8º)     Bahia    40,9%

Percentual de domicílios com banda larga fixa em 2013

1º)     Bahia    72,5%
2º)     Pernambuco    72,2%
3º)     Paraíba    71,5%
4º)     Rio G. do Norte    71,4%
5º)     Ceará    67,4%
6º)     Alagoas    65%
7º)     Maranhão    63,9%
8º)     Sergipe    59,1%
9º)     Piauí     44,4%

Da Tribuna do Norte / Via Blog Comunicador Efectivo

Mais de 3,1 milhões de famílias saíram voluntariamente do Bolsa Família


Em 11 anos, desde que o Bolsa Família foi criado, 3.155.201 famílias saíram voluntariamente do programa de transferência de renda em todo o país. O número inclui as famílias que deixaram o programa em abril, ao final de mais um ciclo de atualização de dados no Cadastro Único.

Outras 3.029.165 famílias tiveram o benefício cancelado desde 2003, sobretudo por estarem fora do perfil de acesso ao programa e terem renda acima do limite de R$ 154 mensais por pessoa. Essas famílias foram identificadas nos processos de monitoramento e controle realizados rotineiramente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As rotinas de controle garantem o foco do programa nos mais pobres, um dos aspectos mais elogiados do Bolsa Família. Nos últimos três anos, o total de famílias beneficiárias tem oscilado em torno dos 14 milhões de famílias.

As famílias que deixam voluntariamente o Bolsa Família têm garantido o retorno ao programa no prazo de três anos, caso enfrentem perda de renda nesse período. Quando têm aumento de renda acima do limite de R$ 154 mensais por pessoa da família, ainda podem permanecer no programa por dois anos, de acordo com as regras de permanência.

As famílias que têm o benefício do Bolsa Família cancelado podem continuar no Cadastro Único e ter acesso a outros programas do governo para a população de baixa renda, como Minha Casa Minha Vida, desde que estejam dentro das regras de cada um.

Nominuto / Via Blog Umarizal em Fotos

Maio: Escola Sesc abre inscrições para o Rio Grande do Norte

Começa nesta quinta-feira (30/04) o processo seletivo para 2016 da Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), sediada no Rio de Janeiro (RJ). Jovens potiguares entre 13 e 15 anos podem se candidatar, até dia 22/05, às quatro (04) bolsas integrais disponibilizadas para o Rio Grande do Norte na escola-residência.
O edital e todas as informações relativas às inscrições estão disponíveis no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br. As inscrições são feitas por meio do site da escola, o www.escolasesc.com.br.
Além da exigência da faixa etária, também é preciso que o estudante tenha concluído ou seja concluinte do 9º ano do Ensino Fundamental. Também é dada prioridade a dependentes de comerciários, a alunos cujas rendas familiares não ultrapassem três (03) salários mínimos e a estudantes oriundos de Escolas Sesc e de escolas públicas, bem como a bolsistas de escolas particulares.
Os computadores das bibliotecas Sesc RN estarão à disposição para que os candidatos efetuem suas inscrições.
O Sesc criou há sete anos um projeto pioneiro na área de educação: a Escola Sesc de Ensino Médio. Localizada na Barra da Tijuca, é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que recebe alunos de todo o país.
Com informações do Sistema Fecomércio.
Via Blog do Carlos Santos

TEORI ZAVASCKI CONCEDE PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA INVESTIGAÇÕES LIGADAS A DESVIOS NA PETROBRÁS

O ministro Teori Zavascki concedeu a prorrogação do prazo para a conclusão de diligências em inquéritos relacionados à investigação de supostos desvios na Petrobras, oriundos da chamada operação Lava-Jato. A ampliação dos prazos foi feita a pedido da Polícia Federal, com a concordância do procurador-geral da República.

Segundo o Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, a autoridade policial deve reunir os elementos necessários à investigação no prazo de 60 dias, prorrogável por requerimento fundamentado. Ao deferir o pedido, o ministro entendeu que a condução da investigação deve ser desenvolvida pela atuação conjunta do Ministério Público e da autoridade policial, com interferência mínima da Justiça. A atribuição do STF se restringe a controlar a legitimidade dos atos e procedimentos de coleta de provas.

“É do mais elevado interesse público e da boa prestação da Justiça que a atuação conjunta do Ministério Público e das autoridades policiais se desenvolva de forma harmoniosa, sob métodos, rotinas de trabalho e práticas investigativas adequadas, a serem por eles mesmos definidos, observados os padrões legais, e que visem, acima de qualquer outro objetivo, à busca da verdade a respeito dos fatos investigados, pelo modo mais eficiente e seguro e em tempo mais breve possível”, afirmou.

Nos casos em que investigados nos inquéritos requereram sua exclusão dos processos, o ministro Zavascki determinou que os pedidos de arquivamento tramitem em autos apartados, para que, separadamente, a investigação possa continuar, sem prejuízo de outras decisões.

Fonte: http://www.justicaemfoco.com.br/, com STF / Via Blog RN Política em Dia

Wilma continua no comando de nova legenda após fusão do PSB/PPS

wober-wilma
Lá de São Paulo, a presidente estadual do PSB, vice-prefeita Wilma de Faria, confirma que continuará no comando do partido, mesmo depois da fusão com o PPS, do ex-deputado Wober Júnior.
“Wober é um amigo que tenho de muitos anos, fez parte do nosso Governo como secretário e é uma pessoa que vai somar conosco no fortalecimento do novo partido que vai surgir com a fusão do PSB com o PPS”, disse ele ao blogue do Heitor Gregório.
Via Blog do Robson Pires

Assembleia Legislativa firmará parceria com TV Câmara de Mossoró


O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), recebeu nesta quinta-feira (30) a visita do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Jório Nogueira (PSD). O vereador esteve na Casa para propor uma parceria entre as TVs legislativas do Estado e do município de Mossoró.

“O presidente da Câmara de Mossoró está inovando ao implantar a primeira TV Câmara em um município do interior do Estado. O vereador Jório sugeriu uma parceria entre a TV Assembleia e a TV Câmara de Mossoró”, disse Ezequiel.

Durante o encontro, os parlamentares discutiram sobre a possibilidade de inserção de programas do quadro da TV Assembleia na grade de programação da TV Câmara de Mossoró. A transmissão em rede aberta do canal da TV Câmara do município oestano também foi debatida durante a visita.

“Viemos pedir a colaboração dos nobres deputados para nos apontar os caminhos que a TV Câmara de Mossoró deve percorrer para ser transmitida também em canal aberto”, declarou Jório Nogueira, ressaltando que atualmente o sinal da TV é transmitido em rede fechada pela TV Cabo Mossoró.

O deputado Galeno Torquato (PSD) também participou da reunião.

Via Blog Icém Caraúbas

Bandidos tentam invadir casa do deputado Kelps Lima

Bandidos tentaram invadir na noite de ontem (29) a residência do deputado estadual Kelps Lima, por volta da meia-noite, tentando derrubar o muro e desativar a cerca elétrica. Segundo o parlamentar, ele ligou para a Polícia Militar e quando a viatura chegou os bandidos já haviam fugido.

Kelps constatou que os homens derrubaram parte do muro, mas ele já providenciou o reparo na manhã de hoje (30) e pretende reforçar a segurança.

*Diário do Potengi / Via Umarizal News

NOVOS TRABALHOS DE CIZIM ART'S

Via Blog Patu Cidade Turística

OS INTERESSADOS PODEM LIGAR PARA O NÚMERO ABAIXO:

É nesta Sexta-Feira, 01°/05 Flávio & Pizada Quente no Clube ADEBE em Belém do Brejo do Cruz/PB

Aniversário de 26 Anos do Club Adebe.



Patu em Foco - FOCADO COM A NOTÍCIA!

É Hoje, 30/04 [Véspera de Feriado] "Balada do Trabalhador" na Boate Pântano em Patu

Bandidos explodem Caixa Eletrônico na cidade de Poço Branco/RN

Terminal ficou parcialmente destruído

Uma agência bancária do Bradesco acaba de ser alvo da ação de criminosos, no município de Poço Branco, a 59 quilômetros de Natal. Segundo informações preliminares um grupo entrou na agencia e explodiu um dos caixas eletrônicos.

A Polícia Militar (PM) está em diligências para capturar os suspeitos do crime. A gerência do banco não informou até o momento a quantia roubada do local.

Fonte: 190rn.com / Via Blog do Eduardo Dantas

Alunos protestam contra direção e destroem escola


Alunos promoveram um quebra-quebra na Escola Municipal Caic Tancredo de Almeida Neves, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Imagens feitas pelos próprios estudantes foram divulgadas em redes sociais e mostram correria e gritaria nos corredores do colégio. Segundo eles, o motivo da confusão foi a insatisfação com a direção da instituição de ensino.

A escola tem cerca de 1.300 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Nos vídeos, gravados na última sexta-feira (24), é possível ver que alguns estudantes se uniram para quebrar mesas, cadeiras, portas e janelas da unidade. No meio da confusão, alguns incentivavam ainda mais os atos de vandalismo com gritos de “tira a diretora”. Enquanto isso, outros tentavam impedir.

Apesar da quebradeira, as aulas não foram suspensas no colégio. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás, no último fim de semana, foi realizado um mutirão para reparar os danos. No entanto, a unidade ainda soma prejuízos como janelas com vidros quebrados, rabiscos nas paredes, cadeiras e portas danificadas.

Uma ex-professora do colégio, que não quer ser identificada, conta que a escola já tem um histórico de confusão envolvendo alunos. Por medo, ela pediu para sair da unidade no início deste ano.

“Eles [estudantes] contaram que furavam pneus de alguns profissionais, pagaram alguém para roubar carro, atos de vandalismo como riscar carros de professores. Já falaram até em armas, que alunos estavam armados e que houve intervenção da Polícia Militar”, relata.

Ainda segundo a ex-professora, a crise atual foi motivada pela chegada de uma nova diretora, que exigiu mais disciplina dos estudantes. Uma das metas seria impedir que os alunos saíssem da escola mais cedo.

“É uma pena, né. Pois vai um profissional para ajudar os pais nessa formação, mas não pode exercer a função por ser limitado a esses menores com esse grau de violência. O que fazer por essa educação?”, questionou.

A Secretaria Municipal de Educação não comentou sobre a postura da nova direção do colégio.

G1 / Via Blog Umarizal em Fotos

PETISTAS HISTÓRICOS BRIGAM POR CANDIDATURA EM 2016

A um ano e meio das eleições municipais, o PT na Bahia enfrenta um embate interno que pode ampliar o desgaste que o partido vem sofrendo pelos sucessivos escândalos. Petistas históricos ameaçam sair da legenda, caso prevaleça a orientação do Diretório Estadual de manter o apoio, no próximo pleito, a aliados que já estejam no comando das prefeituras.

Entre os que discordam da orientação partidária estão o ex-deputado federal e ex-prefeito de Itabuna Geraldo Simões; o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Irecê Zé das Virgens; e o deputado federal Luiz Caetano, que foi prefeito de Camaçari. Os três têm pretensões de disputar, outra vez, as respectivas prefeituras.

Sem esconder a irritação, Geraldo Simões disse ser inadmissível que o PT não tenha candidato em Itabuna em 2016 e ser obrigado a apoiar o prefeito da cidade, por conta dos acordos da política de alianças.

O atual prefeito de Itabuna, no sul baiano, é Claudevane Leite, do PRB, que deu apoio à eleição do governador Rui Costa (PT) e à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

"Se a tese de reciprocidade prevalecer, arrebenta o PT na Bahia. O partido estará liquidado", adverte Simões, pontuando que das 352 prefeituras que apoiaram Rui e Dilma no ano passado, o PT só está à frente de 92.

No partido há 35 anos, Simões defende que o PT mantenha a tradição de deixar os diretórios municipais decidirem se terão ou não candidatura própria "É o momento, quando petistas são presos e a nossa imagem afetada, de o PT ter o máximo de candidatos para afirmar e defender o partido".

Indagado como ficará se não tiver êxito, respondeu: "Vou fazer uma reflexão para saber o caminho que vou seguir. Estou aguardando posição do partido em relação a isso", disse Simões, confirmando ter recebido convite do PMDB e PSB.

Prévias
Também sondado pelo PMDB, o deputado Luiz Caetano afirma estar descontente com os rumos do PT na Bahia. Rompido com o atual prefeito de Camaçari e sucessor, o também petista Ademar Delgado, Caetano avisa que seu grupo está se organizando para ter prévias no município.

"Não concordo com o governo do prefeito, a sua forma de gestão. Não é questão pessoal, é política. Minha posição é ter condições para discutir a próxima eleição com as bases no município ", defende o parlamentar.

Avaliando que o cenário não está bom para o Partido dos Trabalhadores, daí sugerir que o partido marque posição nas próximas eleições, Caetano pediu "equilíbrio" ao diretório estadual e condenou imposições.

"Acho que a executiva regional do PT tem que ter calma, abrir o debate, conversar, ser fraterno com todo mundo, para tomar uma posição sobre 2016", afirmou Caetano.

Para o ex-prefeito de Irecê, Zé das Virgens, até dá para apoiar aliado de partido que ajudou a eleger Rui e Dilma. Mas ser obrigado a apoiar quem foi atraído para a base depois da eleição é demais.

Este, segundo o petista, é o caso de Irecê, município governada por Luizinho Sobral, do PTN, que até pouco tempo era aliado do DEM. "Fizeram este arranjo por conta de Salvador, e nós fomos no bagageiro", disse ele sobre a estratégia do governo de atrair o PTN para sua base com o intuito de enfraquecer politicamente o prefeito ACM Neto (DEM).

"Sou nome natural do PT a prefeito de Irecê e não aceito ser vetado pelo diretório regional de disputar a eleição", avisou Zé das Virgens, que também tem conversado com o PMDB.

Para o petista, não é porque o PTN aderiu ao governo de Rui Costa que haverá alinhamento eleitoral automático. Ele considera um "retrocesso" o PT apoiar a reeleição de Luizinho Sobral.

Minoritários
Presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação disse que a eleição 2016 ainda está em discussão no partido, que não se está impondo resolução a ninguém, e que acredita no bom senso dos três petistas históricos.

Segundo ele, os presidentes de diretórios municipais participaram e apoiaram a resolução, que dá preferência ao partido que está no comando da prefeitura disputar o próximo pleito.

"Os posicionamentos dessas lideranças são legítimos, mas o que não pode é pôr em risco a derrota do projeto (de governo do PT), que está acima das visões individuais e minoritárias", entende o dirigente petista.

Fonte: Patrícia França/http://atarde.uol.com.br/ / Via Blog RN Política em Dia

Após conclusão, Terminal pode atrair U$$ 25 milhões de investimentos estrangeiros

O deputado federal Rafael Motta (PROS) se reuniu na tarde desta quarta-feira (29), com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, para solicitar a conclusão do Terminal Pesqueiro Público de Natal. A obra, iniciada em 2009, fica localizada no bairro da Ribeira, às margens do Rio Potengi.

Durante o encontro, o titular da pasta da Pesca informou ao parlamentar a possibilidade da entrada de capital estrangeiro após a conclusão das obras do terminal. De acordo com o ministro, assim que o Terminal Pesqueiro for finalizado pode ser firmado um convênio com americanos e japoneses para o uso de uma tecnologia para acondicionamento do peixe atum. A previsão de investimento é de U$ 25 milhões.

“A pesca é uma atividade econômica muito importante para o Rio Grande do Norte, e nós fomos ao Ministério pedir investimentos para o setor. Temos 400 quilômetros de litoral, e precisamos fortalecer esse segmento no nosso Estado, como forma de gerar mais emprego e renda”, disse o deputado.

O Terminal Pesqueiro de Natal possibilitará a recepção de novas frotas, principalmente embarcações atuneiras. Após o funcionamento espera-se receber 90 embarcações.

Via Blog Folha Regional

Hoje é o Último dia para Entrega da Declaração do Imposto de Renda

Hoje 30 de Abril é o último dia para que o contribuinte entregue a sua declaração de Imposto de Renda, referente o exercício de 2014. A Receita Federal receberá as declarações até as 23:59 h.

Via Blog A Folha Patuense

Seleção Simplificada Para Contratação de Professores Substitutos para o Departamento de Educação do Campus Avançado de Patú - CAP

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), torna pública a abertura de inscrições para o Processo de Seleção Simplificada para professor(a) substituto(a), do Curso de Educação do Campus Avançado de Patú – CAP, considerando a demanda de sala de aula do semestre letivo 2015.1.



Fonte: www.uern.br em 24/04/2015.

Via Portal do CAP / UERN

Estudantes têm até hoje para aderir ao Fies


Termina hoje (30) o prazo para adesão de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para obter o financiamento, os candidatos devem acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies). De acordo com o último balanço do Ministério da Educação (MEC), foram firmados 249,9 mil contratos.

Os candidatos devem ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não podem ter tirado 0 na redação. O MEC diz que está monitorando o sistema para garantir o pleno atendimento a quem ainda pretende fazer a inscrição. A orientação, em caso de dúvida, é entrar em contato com a central de atendimento, pelo telefone 0800 616161.

Segundo os critérios divulgados pelo MEC, os estudantes que pleiteiam financiamento em cursos nota máxima nas avaliações da pasta, que é 5, têm mais chance de obter o financiamento, pois todos as vagas ofertadas pela instituição de ensino serão atendidas.

Para o financiamento de graduações com notas 3 e 4 serão considerados alguns aspectos regionais, com prioridade para localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos.

O estudante pode consultar a nota do curso na internet, no portal e-MEC. Basta clicar no estado, selecionar a instituição de ensino e em seguida a graduação.

Já os estudantes com contrato vigente têm até o dia 29 de maio para fazer a renovação, também pelo SisFies. Ainda faltam ser aditados 156,9 mil contratos.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Agência Brasil via Jornal de Fato / Via Blog Comunicador Efectivo