terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Previsões meteorológicas apontam para novas chuvas ao longo da semana


Temperatura deve ser amenizada com as chuvasTemperatura deve ser amenizada com as chuvas
As precipitações pluviométricas registradas em Mossoró e alguns municípios das regiões Vale do Açu, Seridó e Alto Oeste durante o final de semana são um indicativo de que o período chuvoso deverá ser regular no Rio Grande do Norte. É o que afirma o serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). A previsão é de que a partir de amanhã, 12, até o próximo domingo, 16, novas chuvas sejam registradas pelo Estado. 

"Tivemos boas chuvas em algumas regiões nesse final de semana, variando de 20 a 40 milímetros, decorrentes da posição da zona de convergência intertropical que está acima do Nordeste. Esse é bom indicativo de que teremos um período chuvoso regular e não tão tardio como o de 2013, quando as chuvas começaram a ocorrer em meados de abril. De quarta-feira a domingo, poderemos ter novamente precipitações em algumas cidades do Rio Grande do Norte, incluindo Mossoró", destaca o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot.

Conforme o especialista, há possibilidade, inclusive, de chuvas acima da média serem registradas nesse período, o que contraria a previsão inicial anunciada durante o XV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, realizado em Fortaleza, no mês de janeiro. As expectativas dos meteorologistas, naquela reunião, apontavam 40% de probabilidade de as chuvas ficarem abaixo da média.

"Se houver mudanças significativas, poderão, sim, ocorrer chuvas acima da média. Nosso sistema meteorológico mostra que as precipitações vão continuar a cair, regiões como o Centro Oeste do Rio Grande do Norte oferecem condições até mais favoráveis para essa incidência", explica Gilmar Bistrot.

Iniciadas as chuvas, a expectativa é que as temperaturas em Mossoró, hoje atingindo até 37ºC, caiam em média para 33ºC, amenizando assim a sensação constante de calor, alvo de reclamações diárias da população. "Nós estamos no verão, estação do ano em que são comuns as temperaturas chegarem a 36ºC, 37ºC, durante o dia. Em Mossoró, com o registro das chuvas, essas temperaturas poderão diminuir. Lembrando que, durante a noite, a cidade já registra 22ºC, 25ºC, no máximo", diz o meteorologista da Emparn.

Diminuição de cobertura vegetal proporciona aumento nas temperaturas
De acordo com Gilmar Bistrot, um dos motivos que têm ocasionado o aumento nas temperaturas em Mossoró é a diminuição da cobertura vegetal, fazendo com que a população sinta, literalmente, na pele as consequências da falta de arborização. "Mossoró está se transformando em uma ilha de calor. A cidade está crescendo, mas não ampliando a sua cobertura vegetal, que está, aliás, diminuindo. Faltam áreas de sombras, um cenário que só pode ser mudado a médio e longo prazos", argumenta.

Aliado à deficiência vegetal, a ampliação da cobertura asfáltica no município contribui para o aquecimento constatado diariamente pelos moradores da segundo maior cidade do Rio Grande do Norte. "O asfalto é uma das superfícies que mais rápido retornam calor para o ambiente e Mossoró está ampliando essa cobertura, com obras como os viadutos que estão sendo construídos", relata Gilmar Bistrot.
- Em Mossoró, o período chuvoso compreende os meses de fevereiro a maio
- A média de chuvas registradas na cidade anualmente, dentro da normalidade, é de aproximadamente 700 milímetros
- Em 2013, ano considerado seco, choveu 470 milímetros no município
- Em 2012, a média foi ainda menor: 200 milímetros

FONTE: O MOSSOROENSE / Via Blog RGNews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).