terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Nível dos reservatórios do Sudeste e Centro-oeste é o menor já registrado desde 2001

Nível dos reservatórios do Sudeste e Centro-oeste é o menor já registrado desde 2001

O nível dos reservatórios das hidrelétricas instaladas no Sudeste e Centro-Oeste já é o mais baixo para esta época do ano desde 2001, quando o governo federal decretou racionamento de energia elétrica. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), essas represas tinham, em média, 37,6% de água armazenada no domingo (9), dado mais atual.

O ONS não possui o percentual específico do dia 9 de fevereiro de 2001. Entretanto, segundo o órgão, entre o final dos meses de janeiro e fevereiro daquele ano, o nível dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste variou de 31,41% para 33,45%. Houve racionamento em junho de 2001, diante da falta de chuva e da baixa quantidade de água nas hidrelétricas.

A preocupação do governo com a situação dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste é maior porque eles são responsáveis, juntos, por cerca de 70% da energia hidrelétrica gerada no país. Além disso, o nível atual de armazenamento está abaixo, inclusive, do registrado na mesma época do ano passado (41,6%), quando a estiagem em pleno período de chuvas trouxe temor de falta de energia e de um novo racionamento.

Segundo a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), a afluência (quantidade de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas e pode ser transformada em energia) do mês de janeiro foi a pior desde 1954 para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. E, nesses primeiros dias de fevereiro, não houve melhora da situação.

Contribui ainda para o agravamento desse quadro os recordes sucessivos no consumo de energia no início deste ano, provocados pelo aumento das temperaturas principalmente no Sul e no Sudeste.

O governo espera que as chuvas voltem a partir da segunda quinzena de fevereiro e afirma que só pode fazer uma avaliação concreta sobre a situação dos reservatórios ao final de abril, quando termina o período chuvoso. Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, negou a possibilidade de faltar energia e o secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermann, afirmou que o sistema elétrico do país é “equilibrado”.

De acordo com o governo, o Brasil está preparado para garantir o fornecimento de energia no país com as usinas termelétricas, que funcionam por meio da queima de combustíveis como óleo, gás e biomassa. O problema do acionamento dessas térmicas é que elas são mais poluentes e a energia produzida por elas é mais cara, o que leva a aumento da conta de luz.

Com G1 / Via Portal Paulista Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).