sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Começa hoje dois dos maiores carnavais do Rio Grande do Norte


Começa hoje dois dos maiores carnavais do Rio Grande do Norte. As cidades Macau e Apodi promovem dois dos maiores eventos do gênero no Estado.

Em Macau, a expectativa é de mais de 300 mil pessoas possam participar da folia na cidade. Para este ano, uma das principais atrações será mais uma vez a banda Grafith, que promete arrastar a multidão durante o tradicional mela-mela, marca registrada do carnaval da cidade.

Durante quatro dos seis dias de folia, a festa começa na praia de Camapum, a partir das 12h, onde haverá encontros de paredões de som e apresentação de Djs.

À noite, o ponto de encontro dos foliões é a Praça da Conceição, onde haverá frevo e apresentação de bandas e artistas locais.

Para hoje, primeira noite de folia, a programação começa com o Carnaval da Melhor Idade (arrastão pelas ruas de Macau), com saída prevista para as 16h, da Praça Dinarte Mariz. Às 20h, no Ginásio Virgílio Barbosa, tem início a saída do Arrastão pelas ruas da cidade com trios, Forró da Pegação e Banda me Leva.

Em Apodi, depois de uma semana de muita especulação por parte de grupos oposicionistas sobre um possível cancelamento do Carnaval, o prefeito Flaviano Monteiro confirmou a abertura do evento para a noite de hoje. Segundo ele, o carnaval de Apodi, considerado o maior e mais tradicional da região Oeste, não poderia deixar de ocorrer. “A festa começa amanhã, mas blocos e agremiações já começam a movimentar a cidade nesta quinta-feira”, disse o prefeito, em contato com a reportagem na manhã de ontem (27).

Para garantir a realização do evento o prefeito esteve reunido com o promotor Sílvio de Andrade Brito falando sobre o assunto. “Tudo o que fizemos foi com o conhecimento do Ministério Público”, garantiu o prefeito. O próprio promotor confirmou que não foi pedida a suspensão do carnaval”, disse. 
Para ele, o Carnaval é uma tradição no município, sobretudo, pela importância econômica.
Na noite de abertura as bandas Pegada de Luxo e Amaré do Brasil.

MP orienta mais três municípios a não promover Carnaval

Os municípios de Assu, Carnaubais e Porto do Mangue devem se abster de realizar despesas com eventos festivos, incluindo contratações de artistas, serviços de “buffets” e montagens de estruturas para eventos, enquanto durar o estado de emergência nos municípios, em razão da seca. A recomendação foi expedida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Assu no dia de ontem (27) e refere-se principalmente ao período carnavalesco.

A recomendação baseou-se nos Decretos 22.637, 22.859, 23.037 e 23.801 assinados pela governadora do Estado, Rosalba Ciarlini. Os documentos ressaltam a situação de emergência em 160 municípios do RN que estão afetados pela estiagem, entre eles, Assu, Carnaubais e Porto do Mangue. O prazo dos decretos foi estendido até o dia 19 de março de 2014.

O promotor de Justiça Daniel Lobo Olímpio alerta que “as adversidades sofridas pelo homem do campo e o consequente estado de emergência são incompatíveis com a contratação de bandas ou a realização de festas por parte do poder público municipal, bem como a realização de despesas dessa natureza durante o período configuraria violação ao princípio constitucional da moralidade administrativa, previsto no artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil”.

Do De Fato / Via Blog Umarizal em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).