sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Auditoria do TCE aponta déficit de quase 2 mil profissionais de saúde no RN

Também são recomendadas fiscalizações dos contratos das cooperativas médicas, necessidades de plantões eventuais e sistema de ponto eletrônico.


Por Júlio Rocha
O relatório de auditoria operacional dos hospitais regionais aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) apontou que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está com um déficit de 1.990 profissionais de saúde para o quadro efetivo.
Segundo o voto do relator conselheiro do TCE, Tarcísio Costa faltam “1.200 técnicos de enfermagem, 490 médicos e 300 enfermeiros, o que contribui sobremaneira para a crise no sistema público de saúde”, relata.
Ainda segundo o relatório há um “alto volume” de recursos gastos com os denominados plantões eventuais. “Passaram a ser usados de modo indiscriminado e corriqueiro”, diz o conselheiro. Segundo a auditoria somente em maio de 2012 haviam sido gastos R$ 4,2 milhões com os plantões eventuais.
Médicos, enfermeiros e técnicos estão em falta (Foto: Alberto Leandro)
Médicos, enfermeiros e técnicos estão em falta (Foto: Alberto Leandro)
As recomendações do relatório apontam a necessidade da realocação de força de trabalho para equalizar as unidades que apresentam déficits de pessoal e a adoção de política de gerenciamento dos recursos humanos para reposição de servidores em caso de aposentadorias.
“Substituir gradualmente gastos com plantões eventuais por contratações de novos servidores, em especial de técnicos de enfermagem e médicos”, diz o TCE.
Também são recomendadas fiscalizações dos contratos das cooperativas médicas, necessidades de plantões eventuais e sistema de ponto eletrônico.
Via Portal No Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).