quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Além da seca, agricultores familiares sofrem com calote do Governo do Estado‏

Além de arrasada por dois períodos consecutivos de seca, a agricultura familiar no Rio Grande do Norte vive outra séria ameaça: a de calote por parte do Governo do Estado. Os números da seca e os prejuízos causados aos agricultores familiares são conhecidos. De acordo com com reportagem publicada pelo Novo Jornal, dos 300 mil hectares que podem ser cultivados pelos pequenos agricultores, apenas 80 mil hectares foram plantados. E a seca arrasou com 80 por cento deles.  Em resumo: apenas 16 mil dos 300 mil hectares produziram alguma coisa.
E para completar a tragédia que está ocorrendo no setor rural, o Governo do Estado não honrou sua parte no Seguro Safra, deixando na mão mais de 49 mil pequenos agricultores. Para que você entenda: de 2002 até este ano, o número de pequenos agricultores que aderiram ao Seguro Safra, ou Plano Garantia Safra, aumentou de 22 mil para 49.349.
Para ter o seguro safra, o agricultor entra com uma pequena contribuição. A Prefeitura, que fica responsável pelo cadastramento, com outra parte, o Governo do Estado com outra e e o Governo Federal completa.
Em caso de quebra de safra, o agricultor recebe o seguro. Pois bem. O agricultor pagou sua parte, as prefeituras também, o governo federal idem. Só quem não pagou a conta, até agora, foi o Governo do Estado. A dívida é superior a 2, 4 milhões de reais.
E o pagamento já foi prometido várias vezes e não cumprido. E há uma nova promessa para o próximo dia 10. Enquanto isso, quase 49 mil agricultores e suas familiares, que não produziram praticamente nada, estão sem receber o dinheiro do seguro.
E ainda tem gente achando que montar agenda positiva resolver o problema da impopularidade do atual governo.

Fonte: Blog do BG / Via Blog Messias Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).