quarta-feira, 31 de julho de 2013

Açude de Coremas Mãe D'água possui reserva de 537 milhões de metros cúbicos

Segundo informações da Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba-AESA, o açude Coremas Mãe dÁgua, responsável pelo sistema adutor Coremas-Sabuji, que abastece Patos e outros 16 municípios da Paraíba e algumas cidades do RN, possui atualmente 537 milhões e 895 mil metros cúbicos de água.

O volume total, porém está dividido, sendo que na reservatório Coremas, que tem capacidade para 720 milhões de metros cúbicos, o manancial tem atualmente, 299 milhões 155 mil metros cúbicos do líquido precioso, enquanto na outra metade do reservatório, denominada Mãe dÁgua, cuja capacidade é de 638 milhões e 700 mil metros cúbicos, o volume atual é de 238 milhões 740 mil metros cúbicos de água.

O volume de água consumido do mês de junho até o dia 23 de julho, foi de 28 milhões, 990 mil metros cúbicos de água, quantidade capaz de fazer sangrar a Barragem da Farinha, manancial que também abastece a cidade de Patos.

Isso representa um consumo médio de 14 milhões 495 mil metros cúbicos de água, a cada 26 dias, o que pode ser compreendido em mais de 15 milhões de metros cúbicos mensais, total que praticamente encheria o açude do jatobá.

Para se ter uma ideia dos efeitos da seca em relação a reserva de água do açude de Cpremas, em novembro do ano passado, o maior açude da Paraíba comportava em sua bacia, o quantitativo de 617 milhões 550 mil metros cúbicos de água, que somados a cerca de 60 milhões recebidos com as chuvas de 2013, equivale a um consumo de 140 milhões de metros cúbicos de água em menos de 8 meses.

Genival Júnior/maispatos / Via Blog É Sertão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).