domingo, 28 de abril de 2013

'Motoristas analfabetos põem vidas em risco', diz comandante na PB
Condutores sem habilitação por serem analfabetos deixam o trânsito de João Pessoa ainda mais perigoso, afirma comandante do BPTran (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 Condutores sem habilitação por serem analfabetos deixam o trânsito de João Pessoa ainda mais perigoso, afirma comandante do BPTran (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Pelo menos sete para cada grupo de dez motoristas que são pegos durante as blitze realizadas pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba (BPTran-PB) sem habilitação são analfabetos. A afirmação é do comandante do BPTran, tenente-coronel Paulo Sérgio. Em 2012, ainda de acordo com Paulo Sérgio, das 27 mil infrações de trânsito, 8.014 foram de condutores  que não tinham habilitação. Um número considerado "altíssimo e igualmente preocupante" pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito do estado.
“Esses condutores são, antes de qualquer coisa, sinônimo de perigo para a sociedade. São pessoas que não têm nenhuma teoria sobre trânsito, não têm sequer a parte prática e andam pelas ruas de João Pessoa conduzindo veículos, motocicletas como se esses transportes fossem uma bicicleta, não sabem que não podem ultrapassar pela direita, por exemplo”, disse.

 De acordo com o Paulo Sérgio, o Código de Trânsito Brasileiro considera infração gravíssima pessoas que dirigem sem habilitação ou permissão. A infração pode resultar na apreensão do veículo, além de uma multa de R$ 574. "O motorista que permite que alguém conduza o seu veículo sem habilitação também está sujeito à mesma penalidade", destacou.

 O comandante do BPTran explicou que muitos desses condutores não conhecem sequer as placas de sinalização. “Em um teste simples, nós perguntamos a eles o que quer dizer tal placa. Cerca de 70% simplesmente não souberam responder. O resultado é um número cada vez maior de acidentes, apesar das fiscalizações que fazemos. Condutores analfabetos põem vidas em risco”, enfatizou.

Quando pegos pelas fiscalizações, os argumentos usados são praticamente iguais, segundo Paulo Sérgio. “Muitos dizem que precisam trabalhar e que não podem tirar a carteira de habilitação por serem analfabetos. Nós contra-argumentamos que eles têm outros meios de transporte para ir ao trabalho, como a bicicleta ou até mesmo o transporte público. O que não pode de jeito nenhum é essas pessoas estarem pondo em risco a vida de pessoas inocentes”, declarou.

 O comandante do BPTran pontuou que as infrações de condutores que não estão habilitados ocupam o primeiro lugar. “Para se ter uma ideia do quanto o problema é grave, basta dizer que, em 2012, das 27 mil infrações de trânsito que aplicamos, 8.014 foram de condutores que não tinham habilitação para dirigir nem mesmo uma 'cinquentinha' nas ruas da cidade”, alertou.

 As infrações de motoristas que não estão com o licenciamento do veículo regularizado vêm em segundo lugar no ranking das infrações de trânsito. “No ano passado, foram 4.111 condutores por causa desse tipo de infração”, acrescentou Paulo Sérgio, que explicou que o número de pessoas que são flagradas pelas fiscalizações dirigindo alcoolizadas vem aumentando.

 “No entanto, é preciso ressaltar que o número de infrações por embriaguez ao volante ocupava a décima posição. Hoje, em virtude da intensificação das fiscalizações ocupa a quarta colocação, um reflexo das parcerias que estamos fazendo com o Detran [Departamento Estadual de Trânsito] e outros órgãos”.


Matéria completa veja AQUI
 
Fonte: G1 PB / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).