domingo, 28 de abril de 2013


Detran reprova 36,2% dos que tentam tirar habilitação

Adriano AbreuDetran montou, este ano, uma equipe para acompanhar a formação de condutores 
Detran montou, este ano, uma equipe para acompanhar a formação de condutores


O percentual de reprovação nos exames práticos de direção dos candidatos a condutor feitos pelo Detran-RN aumentou em mais de 80%. No primeiro trimestre deste ano, segundo levantamento do Setor de Estatística do Órgão, no primeiro trimestre deste ano, 36,21% dos alunos foram considerados inaptos. Em números absolutos, foram 15.977 aprovados, enquanto 9.069 não conseguiram passar no teste. No mesmo período de 2012, o índice de inaptidão era de 20,32%

A subcoordenadora da Controladoria Regional de Trânsito, Márcia Marques explica que esse acréscimo ajuda a explicar uma das causas do tempo de espera que muitos candidatos precisam aguardar para fazer o teste. O aumento, segunda ela, também indica uma falha na formação dos candidatos, já que há centros de formação de condutores com índice de aprovação perto de 80%, enquanto que em outros esse mesmo índice nem chega a 40%.Pensando nisso, o Detran/RN montou este ano uma comissão para acompanhar as práticas pedagógicas nos CFCs do Estado.

“É necessário fazer esse trabalho porque precisamos melhorar as práticas dos condutores no trânsito. E o aperfeiçoamento dos métodos de ensino é vital neste processo. Os próprios centros de formação tem que atentar para estes dados, pois para terem sua renovação de funcionamento avalizada pelo Detran é preciso índice de aprovação mínimo de 60%”, destacou a subcoordenadora da Controladoria Regional de Trânsito, Márcia Marques.

A subcoordenadora salientou, entretanto, que a taxa de candidatos inaptos está diminuindo paulatinamente. Segundo o levantamento, no mês de novembro, o percentual de reprovação chegou a 46,92%. Já em janeiro deste ano, baixou para 42,66% e no mês passado o índice registrou 34,17% de inaptidão.

Para o diretor geral do Detran/RN, Willy Saldanha, a preocupação do órgão está em colocar nas vias apenas condutores aptos realmente a conduzir um carro. “Quando nos deparamos com os altos índices de acidentes de trânsito, ficamos apreensivos. É preciso que a sociedade tenha em mente que alguém que não esteja capacitado para conduzir, está preparado para matar ou morrer. Por isso, não podemos fazer concessão alguma”.

O Diretor destacou também as atividades educativas realizadas em várias cidades do interior, como Pau dos Ferros, Caicó e Mossoró. Segundo ele, o objetivo principal é conscientizar todos os que estão envolvidos no trânsito.

Emissão de carteiras demora mais de dois meses

No dia 12 de abril passado, TRIBUNA DO NORTE abordou a demora na emissão de carteiras de habilitação no RN. Segundo informações apuradas, o número de peritos examinadores responsáveis pelos testes práticos no Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) é insuficiente.

Para atender toda a  demanda dos 167 municípios do Estado, são apenas 36 servidores responsáveis por mais de quatro mil testes por mês. Devido à falta de pessoal, há uma demanda reprimida que causa filas de espera na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O período de espera pelo teste prático pode durar, em alguns casos, mais de dois meses.

O problema é desdobramento de uma operação do Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizada em setembro do ano passado. Batizada de “Cangueiros”, a operação desarticulou uma quadrilha que agia em Mossoró, Tibau, Assu e Alexandria fraudando diversas etapas do processo de emissão da CNH. As irregularidades supostamente ocorriam desde o registro falso da presença dos interessados à obtenção de CNH nas aulas teóricas, até a facilidades nos testes escritos, práticos, psicológicos e exames médicos.

Por causa da operação, a direção do Detran-RN promoveu uma completa modificação no setor de Controladoria Regional de Trânsito. O ponto nevrálgico da questão foi a substituição de praticamente todos os peritos examinadores e a instituição de uma nova Comissão de Exame de Direção Veicular. Em fevereiro, o órgão incrementou o quadro de servidores dessa categoria em quase 40% em relação à situação anterior.

Apesar da formação dos novos servidores, a demanda crescente de novas solicitações faz com que o setor funcione sempre no aperto.  

Fonte: Tribuna do Norte / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).