sexta-feira, 29 de março de 2013

Bebê morre no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró por falta de UTI pediátrica


Por Interino
O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) registrou morte de uma menina de um mês e quatro dias, hoje de manhã, vítima de pneumonia. O bebê estava internado há dois dias e, em estado grave, necessitava de tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, que não existe na rede pública de Saúde em Mossoró.
Em contato com a reportagem de O Mossoroense, a mãe da criança, Joice Duarte, contou que a paciente aguardava vaga em UTI pediátrica em Natal, para onde seria transferida. “Disseram que ela precisava de UTI e que não havia em Mossoró, tinha que esperar por Natal. Depois não disseram mais nada, só a triste notícia”, lamenta a mãe, moradora de Carnaubais.
Joice acrescenta que a filha teve cinco paradas cardíacas e, segundo relato de médicos, o quadro de saúde seria estabilizado se tivesse sido transferida para UTI. “Os médicos diziam que não tinham mais o que fazer, era esperar pela vaga em Natal, mas minha filhinha não resistiu, não deu tempo, ela nos deixou”, lastimou, chorando.
A morte do bebê revela a precariedade da saúde pública em Mossoró, que não dispõe de UTI pediátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apesar de atender a pacientes de dezenas de municípios, que também não contam com o serviço. A cidade oferece pelo SUS apenas UTI neonatal, para crianças com até 28 dias de nascimento.
Procurada pela reportagem de O Mossoroense, a Assessoria de Imprensa do Hospital Regional Tarcísio Maia informou que hoje, por ser ponto facultativo na esfera estadual, o setor administrativo da unidade não está funcionamento, portanto, não vai se manifestar sobre o falecimento da menina.
O Mossoroense / Via Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).