sábado, 29 de dezembro de 2012

MOMENTO SAÚDE: INJEÇÃO DE ÁLCOOL PODE SALVAR VIDA DO PACIENTE, SEGUNDO MÉDICOS


Médicos britânicos dizem ter salvado a vida de um homem usando um tratamento pouco convencional: injeção de álcool nas artérias que irrigam o coração.
Após sofrer um ataque cardíaco, Ronald Aldom, de 77 anos, morador da cidade de Portishead, tinha desenvolvido taquicardia ventricular – uma elevação na frequência dos batimentos cardíacos, originada no ventrículo, que pode ser fatal se não tratada.
Coração (Foto: BBC)
Os médicos do Instituto do Coração de Bristol haviam tentado resolver o problema usando procedimentos convencionais para casos desse tipo, mas sem sucesso. Eles decidiram, então, apelar para uma técnica usada pouquíssimas vezes na Grã-Bretanha.
O método emprega álcool puro para produzir um ataque cardíaco controlado, que, por sua vez, provoca a morte de uma região do músculo do coração.
Ritmo normal

O procedimento envolve a inserção de um cateter – um tubo longo, fino e flexível – em um vaso sanguíneo na região da virilha. Desse ponto, o cateter é guiado até o coração.
Uma vez no coração, o cateter identifica a parte do órgão onde é originada a arritmia. O álcool é injetado nesse ponto, "matando" aquela região específica do músculo cardíaco e permitindo que o coração volte a bater no ritmo normal.
O médico responsável pela cirurgia, Tom Johnson, disse que o estado de Aldom – que já teve alta – é "bem melhor" agora.
Johnson explicou que a equipe não tinha outra opção, e que o paciente não teria conseguido sair do hospital se a taquicardia ventricular não fosse resolvida.
Via Blog TJOM Entretenimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).