sexta-feira, 25 de maio de 2012

EM ENTREVISTA, LULA DIZ QUE HÁ AUSÊNCIA DE LIDERANÇA NO MUNDO

Em meio ao acirramento da crise econômica europeia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva revela preocupação com a ausência de liderança hoje no mundo. '(Barack) Obama (presidente dos EUA) pensa nos americanos, (Angela) Merkel (chanceler alemã) nos alemães, cada um no seu mandato. O mundo não está pensando de forma globalizada', advertiu o petista, em entrevista exclusiva, concedida nesta semana, à documentarista portuguesa Graça Castanheira e reproduzida nesta quinta-feira, 24, no site do jornal português O Público.
Na entrevista, Lula diz que 'o pobre do povo grego' está pagando para bancos franceses e alemães e que a Europa não pode destruir a União Europeia. E destacou o fato de os países europeus terem ficado muito na dependência da Alemanha, que teve importância nessa unificação, 'mas também foi a grande ganhadora desse mercado porque 70% de suas exportações são para a Europa'. Na sua avaliação, a crise da Grécia poderia ter sido resolvida há um ano 'com poucos bilhões'. E frisou: 'Eu gosto de fazer política. Temos de trabalhar para interferir na política mundial.'
Lula falou da China, que tem um papel importante, mas não pode viver uma crise, e dos Estados Unidos, que têm um papel igualmente importante, 'só não podem é achar que fazem com o dólar o que querem'. E alfinetou: 'O mundo fica à disposição do tesouro americano. Não é justo que a gente dependa do dólar.' Não faltou crítica também ao FMI: 'O FMI é muito bom quando a crise é na Bolívia, mas quando a crise é nos EUA, o FMI não vale nada.'
Apesar de estar se recuperando do tratamento de combate a um câncer na laringe, Lula diz que não consegue descansar mais do que três dias seguidos: 'Faz parte da minha genética, sempre fui habituado a trabalhar.' E falou do seu compromisso moral com o continente africano. 'Não é possível que o século XXI não seja o século do continente africano e da América Latina.'
Dilma. Na entrevista, concedida no Instituto Lula, o ex-presidente diz que tem muito a agradecer a Deus por ter vivido oito anos de um mandato de muita intensidade. 'Fizemos coisas extraordinárias, mais de 20 milhões saíram da miséria e 40 milhões passaram à classe média.' E argumentou que a presidente Dilma Rousseff, sua sucessora e afilhada política, tem condições de fazer muito mais e melhor. E que se sente gratificado em ter feito uma sucessora mulher, que tem tantos ou mais compromissos do que ele e pode 'dar oito anos mais ao Brasil'.
Na avaliação do ex-presidente, como a esquerda está fragilizada no mundo, há um ganho em ter mais mulheres na política. E citou que Dilma está fazendo diferença no comando do País. 'Governar o País é agir como se fosse uma mãe, e a mãe é o ser mais justo, tem muito mais sensibilidade política, uma leveza na compreensão das coisas e consegue enxergar coisas que o homem não consegue'. Mesmo assim, revela que aconselhou Dilma a 'cuidar dos pobres' e a estabelecer prioridades.
Barba. Na entrevista, Lula falou também sobre o tratamento de combate ao câncer, revelando que em 66 anos nunca tinha ido ao hospital, a não ser para operar uma apendicite. E lamentou que sua barba - que já tinha 30 e poucos anos e pela qual tinha muito carinho - não vai mais nascer do jeito que era. 'Mas sairei dessa experiência mais compreensivo, mais disposto a dar do que receber.'
Lula diz que já faz sete meses que está se cuidando e que a doença mexeu com ele. E que o seu primeiro grande susto ao descobrir o tumor, foi o temor de perder a voz: 'O que eu vou fazer na política aos 66 anos e sem voz?', disse, reiterando que o tratamento deu muito certo. Por recomendação médica, Lula não em falado muito. Essa entrevista durou 38 minutos e, ao final, Lula já estava quase sem voz, diz o site português.
Antes de se despedir, o ex-presidente ainda disse: 'Quero ver se vou a Lisboa este ano, alugar um carro e conhecer todo o país. Prometi à minha mulher. Faço 38 anos de casado e ainda não cumpri.' A entrevista de Lula vai ao ar em julho, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), e faz parte da série 'O Tempo e o Modo', composta por entrevistas de 30 minutos cada com 11 personalidades internacionais, como o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, a artista experimental norte-americana Laurie Anderson e o escritor português Gonçalo M. Tavares, dentre outros.

Fonte: MSN/Elizabeth Lopes/Agência Estado / Via Blog RN Política em Dia 2012

Um comentário:

  1. NOTICIA DE EVENTO GOSPEL NO MUNICÍPIO DE PATU RN.
    AMANHÃ DIA 26/ DE MAIO (SÁBADO ÀS 19.00h), SE REALIZARÁ NO MÓDULO ESPORTIVO DE PATU RN,UMA GRANDE CONCENTRAÇÃO GOSPEL COM ADORAÇÃO ,LOUVOR E PREGAÇÃO, TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS E PARA ANGARIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO SEDE DA ASSEMBLÉIA DE DEUS .

    ESTARÃO PARTICIPANDO DESTE EVENTO GOSPEL CULTURAL OS CANTORES:
    JÉSSICA JHOSE/ RODRIGUES FERNANDES/ IRENE LEITE/ LINHARES NETO/ MESSIAS TAVARES / DANIEL DE JANDUÍS E A " BANDA DINAMUS" DE MOSSORÓ RN.

    ORGANIZAÇÃO DO ÍTALO FERNANDES QUE ESTARÁ GRAVANDO O SEU 1º DVD DE PREGAÇÃO.

    CARO AMIGO E IRMÃOS DE PATU E TODA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR,
    CONTAMOS COM SUA HONROSA PRESENÇA E DESDE JÁ AGRADECEMOS
    A SUA PARTICIPAÇÃO.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).