sábado, 21 de abril de 2012

Agentes param e preveem rebeliões no Rio Grande do Norte


Os agentes penitenciários estaduais do Rio Grande do Norte vão fazer uma parada de advertência por 48 horas nesse fim de semana para alertar o Governo do Estado sobre as dificuldades que estão vivendo nos últimos anos. A categoria tem feito reivindicações desde o ano passado e nenhuma delas foi atendida. Entre os pedidos, está a contratação de novos servidores, aprovados em concurso, reajuste salarial, melhorias na estrutura, etc. A parada é de advertência e pode ser definitiva se não houver resposta.

De acordo com Wilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários Estaduais (SINDASP/RN), serão mantidos apenas os serviços de banho de sol, entrega de alimentação fornecida pelo estado e atendimento médico, caso seja de extrema necessidade. Com isso, estão suspensas as visitas, entrada de comidas ou outros objetos que são levados pelos parentes dos internos, bem como qualquer outro tipo de regalia concedida nas unidades prisionais. Com isso, a previsão é de que poderão ocorrer rebeliões e depredações das unidades prisionais estaduais, provocadas pelos internos.


"Nós temos consciência de que os presos podem se revoltar porque nós deixaremos de tapar os buracos que são deixados pelo Estado. O Governo tem a obrigação de fornecer alimento a todos. Não é dever da família, como acontece. Tudo que venha a acontecer, é de responsabilidade do Governo do Estado. Todas as autoridades competentes já foram informadas sobre a paralisação de advertência e sobre suas consequências", revela Wilma, prevendo problemas graves nas unidades prisionais do Estado. Para ela, é quase certo haver revolta dos presos ao se depararem com a paralisação geral.

A categoria já havia decidido, em assembleia, que a paralisação seria por tempo indeterminado, mas voltou atrás. Segundo Wilma, a decisão de suspender uma greve por temer as consequências que trariam ao Sistema Penitenciário Estadual (SPE), que vive dias de crise administrativa e, há anos sofre com problemas estruturais. "Sabíamos que, se parássemos agora, o Sistema cairia. Não é isso que nós queremos. É o nosso trabalho. O sistema está extremamente frágil e a população iria se prejudicar ainda mais", pondera Wilma Batista, que pretende realizar apenas uma parada de dois dias.


A parada está prevista para acontecer no sábado (21) e domingo (22), estendendo-se a todas unidades prisionais norte-rio-grandense. Wilma explica, no entanto, que poderá ser suspensa se o Governo do Estado apresentar uma proposta clara de negociação com a categoria. O Sindasp/RN esteve reunido recentemente com o secretário de Segurança do RN, Aldair Rocha, que acumula a chefia da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), mas não obteve resposta. Se o Governo não se manifestar até amanhã, a greve de 48 horas será mantida, em princípio, apenas para advertência.

Do Blog Umarizal em  Fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).